O ato de comprar se tornou tão complexo que já envolve inúmeras teorias que almejam explicar ou mesmo justificar os comportamentos do ato de desejar, escolher e pagar por um produto.
Exemplificamos oito teorias gerais comumente estudadas pelo mercado e convidamos a todos a se identificar com alguma(s) dela(s) em seu ato de consumir.
1 – Teoria Evolucionária
Esta teoria exemplifica que o consumo se dá através da motivação inata de todo ser humano perpetuar sua espécie, isto envolve diretamente o instinto de preservação e a procriação inerente a nossa natureza.
Fonte: blog.yourviews.com.br
2 – Teoria de Racionalidade Econômica
Esta é a base de todas as teorias, busca exatamente um beneficio maior por um menor custo possível, sendo esta a base de escolha central dos consumidores.
3 – Teoria Comportamental ou Behaviorista
Se baseia na influência do ambiente e trabalha principalmente com reforços e incentivos no ato da compra.
Fonte: Programa Avançar
4 – Teoria Psicanalítica
Os desejos inconscientes do ato de comprar são os principais motivos de estudo do individuo nesta teoria
5 – Teoria Social e Antropológica
Trata o consumo como algo social, um processo natural e social com referência ao consumidor, seus pares e a sociedade.
6 – Teoria de Murray
Estuda basicamente a motivação e as diferenças entre as necessidades biológicas e as necessidades sociais do consumidor.
7 – Teoria das Necessidades de Maslow
Através da imagem de uma pirâmide, Maslow contextualiza as necessidades hierárquicas do ser humano.
Fonte: Agência Conecta
8 – Teoria Cognitiva
Sem dúvida uma das mais utilizadas se baseia sobre as decisões de compra, que podem ser variadas, sempre de acordo com cada produto, busca, frequência e hábitos de consumo, além de procurar teorizar a reação do consumidor sobre diferentes alternativas de compra.
Fonte: KARSAKLIAN, E. Comportamento do Consumidor. 2º ed. São Paulo: Atlas Editora, 2004.
Autoria: Tutoria Polo UNIP
Comentários