Aumente sua produtividade nos estudos EaD: Sete dicas para conciliar à vida acadêmica com seu trabalho e lazer

      1 – Organização e planejamento são fundamentais

Não deixe suas tarefas para a última hora, tenha o hábito de se planejar e adquirir um ritmo próprio para os seus estudos, para isto se utilize de anotações, agendas, calendários, enfim qualquer ferramenta aonde você pode se programar e com elas definir seus objetivos e traçar suas metas.

 

    2 – Descubra o (seu) melhor local para estudar

Sempre é recomendado um lugar com uma boa iluminação e a possibilidade de ter concentração para assimilar os conteúdos ministrados no curso, portanto defina um bom local na sua casa ou mesmo um horário mais tranquilo no trabalho (como por exemplo no almoço) e se dedique aos seus estudos por alguns minutos ou horas.Isto fará diferença nos resultados das avaliações.

fonte: Sistema de ensino ph, 2019

 

   3 – A diferença entre ser eficiente e ser eficaz nos estudos

Ser um aluno eficiente é estudar muito o tempo inteiro, aprender sempre e nunca se contentar com o conteúdo ministrado, mas será que isto é realmente importante para realização das provas pedidas? Será que este estudar “muito” vai trazer os resultados almejados a curto e médio prazo?

Pois é, esta é a diferença entre o Eficiente e o Eficaz.

Ser eficiente é sempre buscar mais, o que é ótimo para sua carreira, porém ser eficaz é focar nas matérias pedidas para aquelas determinadas avaliações, sem nunca perder o foco.

fonte: Clínica empreendedora, 2019

 

   4 – Saber dizer não também é necessário

Assumir tarefas e responsabilidades requer fazer escolhas e não será diferente com os estudos. Haverá horas e dias que você vai ter que fazer escolhas entre ir a um aniversário de um amigo ou se programar para uma viagem de férias ao invés de reforçar seus estudos em dias ou horas de descanso.

Às vezes é melhor dizer um não momentâneo para garantir um melhor desempenho no futuro.

fonte: Marcus Marques, 2019

 

   5 – Tenha (e treine) sua concentração e foco

Concentração é treino, cada um se concentra de uma melhor maneira, tem pessoas que gostam de ouvir uma música relaxante enquanto estudam, outras preferem o silêncio absoluto, outras gostam de ver vídeos, algumas preferem simplesmente a leitura, enfim teste diferentes maneiras e escolha a melhor para o seu poder de concentração.

Isto pode aumentar consideravelmente sua atenção e seu foco.

fonte: Estudo Prático, 2019

 

   6 – Use a Web ao seu favor

A Internet é uma ferramenta poderosa que pode tanto auxiliar nos estudos e na complementação de conteúdos ainda não totalmente compreendidos,mas também pode lhe prejudicar dependendo de suas escolhas.

Sendo assim, fuja de notícias falsas que só afetam os seus estudos, promessas de produtos com métodos fáceis e baratos e principalmente mantenha a concentração dosando sua participação nas redes sociais.

fonte: workana, 2019

 

   7 – Persista, mesmo após resultados ruins

Um resultado bom estimula quereremos continuar a melhorar sempre, um resultado ruim é tenebroso, nós faz pensar em desistir e questionar se realmente estamos no caminho certo.

Mas acredite é somente nas dificuldades e nos obstáculos é que podemos realmente crescer e entender aonde estamos errando para nos superarmos, portanto não desista, persista sempre e acredite em você!

fonte: Questão de Coaching, 2019

 

Autoria: Carlos B. Tutoria Presencial das Graduações EaD nos Polos UNIP.

Quer saber mais sobre esse assunto?
Acesse:

Cinco estratégias vencedoras para por em prática na hora de estudar. Confira